sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PRICE CENTER EAST



Por Marcella Rondineli

    Uma expansão considerável serve como vibrante peça central no campus da Universidade da Califórnia em San Diego
    Localizado em La Jolla, o campus da Universidade da Califórnia em San Diego simula os subúrbios tão dominantes no oeste americano. Espalhado em 4,85 Km, consiste de dezenas de edifícios volumosos entre bosques de eucaliptos, vastos gramados e labirintos de estradas.
Primeiramente a Universidade queria o mesmo layout no estilo de pátios na expansão mas o arquiteto Mehrdad Yazdani achou que essa não era a melhor abordagem, pois seria necessário aumentar a densidade, ativar extremidades de vias, e ter uma relação com o pedestre fora do campus. Com o centro existente focado para o interior, a adição extrovertida iria empurrar o campus para fora e fazer sua presença perceptível.
    O edifício é quebrado em partes para evitar a massa monolítica comum a campus universitários. Essas partes de volumes geométricos de escalas variáveis são projetadas para frente ou recuadas, posicionadas em resposta a padrões de circulação. No norte convergem em várias passagens e uma rotatória que serve como parada para o campus. No sul fronteia gramados e áreas pavimentadas agora conhecidas como praça da cidade. Ambos os lados apresentam amplas vidraças, reforçando a ligação do centro com a rua e dando aos estudantes a oportunidade de verem e serem vistos.
    Se há uma entrada formal, é no sudoeste, onde amplas escadas servem como assento e dão visibilidade para a piazza. Dentro do edifício a organização não linear e hiperdensa do espaço se torna aparente. No leste um labirinto de escritórios, salas de reunião e uma discoteca, na parte oeste, salões, um estúdio de dança e uma livraria renovada e expandida. Áreas abertas são mobilidas com cadeiras e sofás, onde os estudantes se encontram para comer, estudar e até mesmo cochilar, No segundo nível, o novo prédio se conecta com a antiga via.
     Cerca de 12.000 pessoas passam pelo novo edifício todos os dias, muitas param para fazer um lanchinho, checar e-mails ou encontrar-se com amigos. Yazdani criou um marco exuberante que reforça o núcleo urbano e toma o lugar central neste vasto campus da Califórnia.




Arquitetura: Yazdani Studio
Cliente: Universidade da Califórnia, San Diego
Tamanho: 172.000m2
Custo: 53 milhões de dólares
Fonte: Architectural Record
p.: 102-107
Novembro 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário