domingo, 13 de dezembro de 2009

The Hamburg Philharmonic Hall




Por Frederico Costa


O projeto para a Sala de Concertos da Filarmônica de Hamburgo foi possível graças às  manifestações da população de Hamburgo que exigiam um local que correspondesse à importância cultural da Orquestra e pela insatisfação com reformas propostas para a área de antigos armazéns do porto.
Devido a relevância dos armazéns do porto, optou-se por implantar todo o novo e imenso programa da sala de concertos sobre o edifício antigo. Um prisma revestido de vidro envolve a grande sala de concertos que foi minuciosamente modelada para gerar um novo modelo de disposição de platéia, totalmente inusitado.  
Além de inserções ao programa básico, como um hotel por exemplo, o armazém antigo tem a função arquitetônica de elevar o espectador ao prisma por uma enorme escada rolante, e antes disso, entre estes dois prédios em um foyer elevado e aberto para todo entorno.
Por fim, foram projetados inclusive os componentes para absorção acústica que reforçam a prática do escritório na incessante pesquisa por novos materiais e componentes que tornam seus trabalhos excepcionalmente únicos.  


Ficha:
The Hamburg Philharmonic Hall
Escritório: Herzog e De Meuron
Local: Hamburgo, Alemanha
Data: Término previsto para 2011 e inauguração em 2012.


O projeto foi apresentado por Jaques Herzog em palestra proferida na FAU-USP










Nenhum comentário:

Postar um comentário