sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Novo estádio Vivaldão, Manaus




O projeto da nova arena multiuso de Manaus, realizado pela Gerkan Marg und Partner (GMP), propõe reconstrução total dos espaços arquitetônicos, bem como seu entorno. Segundo o arquiteto: “Buscamos imagens do Amazonas para mostrar a Amazônia para o mundo”, e o principal aspecto evidenciado pelo projetista, foi formal. Através da técnica utilizada na fachada do edifício, ele busca simular texturas de escamas de repteis, ressaltando a fauna amazônica e uma cobertura retrátil com textura de cesto de palha, que remete ao artesanato local.
Quanto à capacidade ele passará a receber até 47 mil visitantes, porém ele oferece muito mais que um estádio de futebol. Inspirado nas arenas inglesas, o complexo contará ainda com shopping, centro de esportes e formação de atletas, casa de shows e lojas de conveniência.
Projeto ainda prevê avançado sistema de captação e reuso de água pluvial (abundante na região tropical amazônica) e sistemas avançados de racionalização de energia, com certificado LEED.
Com a construção da arena, sistema de transporte e infra-estrutura para receber os usuários também deve passar por um processo de modernização, com estações de metro e trem e terminal de ônibus nas proximidades.

Um comentário: