quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

8a BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO


Exposição da França

por Bianca Forti, Irene Naput e Roberta Abe














O espaço de exposição dos projetos franceses está bem montado e interativo. É composto por um grande painel com uma composição de frases e fotos de projetos construídos, conceituando a atual arquitetura francesa (diversidade social, novas atitudes, mudança de situação, contexto, novos usos, novos espaços etc.); televisores mostrando os projetos não construídos e as respectivas maquetes. O público pode interagir com as maquetes, girando-as conforme a vista desejada. 

 












Destacamos o projeto de uma escola de tetos verdes em Revin, França (Off Architecture em associação com Duncan Lewis Scape Architecture e Jeans Giacinto). Trata-se de um edifício terraceado coberto por teto verde, acompanhando a inclinação do terreno e praticamente sumindo na paisagem, com suas formas orgânicas e curvas. Cada nível terraceado corresponde a um andar. Possui grandes aberturas elevadas para captar a luz natural. A cobertura é levemente ondulada, parecendo mais natural. O interior do edifício possui amplos espaços de circulação e convívio, conseqüência dos diversos níveis. No nível mais baixo do terreno encontram-se as quadras e espaços esportivos ao ar livre. 
















O projeto havia sido utilizado pelo grupo como referência para o desenho de uma praça que termina em um clube e também para o projeto dos edifícios de hotel e de apoio ao clube; qual foi nossa surpresa ao vê-lo exposto na bienal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário