sábado, 12 de dezembro de 2009

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São `Paulo, Vilanova Artigas





Por Raphael Salgado

O prédio da faculdade de arquitetura  e São Paulo, foi iniciada em 1966 e concluída depois de 3 anos, encomendada a Vilanova Artigas, que explicita no projeto sua concepção de arquitetura, bem como suas idéias sobre a formação do arquiteto.
O edifício se desenvolve espontaneamente, com uma cobertura única, que aglutina todos os blocos funcionais do programa, relacionando-o por meio de rampas e escadas, com grande vão central.
O visitante tem a impressão ao chegar ao edifício como um paralelepípedo apoiado sobre pilares, todo em concreto de maneira bastante leve. O contraste entre os pilares em forma de trapézio e os fechamentos projetados acima com vidro e concreto, permite permeabilidade visual de certas partes do edifício. Internamente Os seis pavimentos, ligados por rampas largas de inclinações suaves e variáveis, dão a sensação de um só plano. Todos os espaços do prédio encontram-se fisicamente interligados: as divisões utilizadas para separá-los não os seccionam de fato, apenas marcam diferenças de usos e funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário