sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Nova ala moderna do Instituto de Arte de Chicago



     Por Marcella Rondineli

    Com a abertura da nova ala moderna, projetada pelo arquiteto italiano Renzo Piano, o Instituto de Arte de Chicago obterá 30% a mais de espaço de esposição e se tornará o segundo maior museu dos Estados Unidos. Transparência e leveza são as características chave para a nova expansão.
   A nova ala está sendo construída entre a avenida Michigan e a Columbus Drive, na esquina norte do quarteirão que o instituto ocupa. A adição completará o campus cultural e urbano do museu. A nova entrada no nível da rua Monroe irá conectar o Milennium Park ao coração do museu existente através da nova praça Griffin. No primeiro pavimento, a praça iluminada naturalmente será ladeada por novos estabelecimentos de ensino, serviços públicos, galerias e jardins, tudo o que permitirá uma melhor ligação do instituto com a vida urbana.

    O segundo e terceiro pavimentos serão dedicados a arte e a apreciação da arte. O terceiro pavimento será completamente preenchido por luz natural. Abaixo do nível da rua estarão sistemas mecânicos, armazéns de arte e estabelecimentos de apoio para todo o instituto.
    No pavilhão de arte ficará um abrigo que filtrará o sol para criar condições ideais de luz e sombra para apreciar arte. Este abrigo é uma espécie de tapete suspenso de folhas de alumínio que sombreia o mesmo que três copas de árvores. Tudo isso é facilitado por uma cidade construída em precisos eixos norte-sul e leste-oeste, perfeitamente em sintonia com o ciclo do sol.
    O calcário, material usado na construção de todo o museu, se ergue como um relevo topográfico, massivo e sólido, e sobre ele o edifício leve e transparente, permeável, em aço e vidro, como na tradição construtiva de Chicago: sólidas e robustas ao mesmo tempo que leves e puras.

Projeto: Chicago Art Institute – The Modern Wing

Localizção: Chicago, USA
Cronologia: 2000-2009
Cliente: The Art Institute of Chicago
Arquiteto projetista: Renzo Piano Building Workshop
Estrutura: Ove Arup & Partners
Serviços: Ove Arup & Partners + Sebesta Blomberg
Engenharia Civil: Patrick Engineering
Paisagismo: Gustafson Guthrie Nichol Ltd.
Consultor de custos: Morgan Construction Consultants

Consultor LEED: Carter Burgess

Fonte: Architectural Record
p.: 52 a 57
Agosto 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário