sábado, 12 de dezembro de 2009

Museu do Saneamento - Espaço da Águas




Por  Mônica Bovi e Caroline Thomaz
A sede do museu esta localizada dentro da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo.  Esta localizado entre a avenida do Estado, Av. Santos Dummont e as antigas instalações de esgoto do Braz que foi desativada em 1980. Essa estação de tratamento marcam o período inicial de crescimento da cidade de São Paulo pois foi construída em 1886.
Esse antigo edifício é enquadrado dentro dos edifícios industriais, devido a alvenaria aparente, iluminação zenital, plantas livres e flexíveis e a existência de chaminés. Seu restauro visa resgatar as fachadas originais em tijolo aparente e a configuração de seu espaço interno, para abrigar uma nova função de Museu e acervo histórico.
O novo edifício disposto em três níveis terá acervo multimídia, salas de exposição revestidas em aço corten, unidas por uma ponte atirantada de 24m aberta para o vazio central da recepção.
A composição formal do novo edifício, mescla elementos opacos e transparentes, oferecendo percursos internos que se abrem para as vistas do edifício restaurado, espelho d’água , jardim  e cidade circundante. Pela diversidade de planos e perspectivas procura atribuir com o usuário uma relação direta.
São Paulo
2008
Arquitetos Lilian e Renato Dal Pian


Nenhum comentário:

Postar um comentário