sábado, 12 de dezembro de 2009

Genzyme Center

Por Stefanie Kazitoris


Edifício corporativo sede de uma companhia de biotecnologia, projetado por Behnisch Architekten, situado em uma zona denominada de empresas dinâmicas de pesquisa, em Cambridge, Massachusetts. Procura mostrar o progresso de uma forma especial, ao fornecer um sentido de corporativismo e identidade aos 920 empregados, bem como os 400 visitantes semanais.
Se desejou um grau elevado de funcionalidade e flexibilidade, mas levando em consideração o ambiente e a natureza.
No interior, o edifício é marcado pela reciprocidade de elementos individuais como as fachadas duplas, proteção ajustável do sol e cortinas coloridas. Estes elementos ajudam a reduzir a perda de energia do edifício. O usuário consciente regula seu próprio ambiente e assim influencia também na aparência exterior do edifício.
Um dos aspectos mais interessantes da construção é o átrio central de 12 andares. Um átrio a céu aberto de forma complexa, com superfícies espacializadas, jardins abertos e um fácil acesso ao nível do solo. Esse átrio liga várias zonas do edifício e serve tanto como um duto de ar como também um retorno de luz natural permitindo que mais que 75% da força de trabalho dos empregados trabalhem usando a luz natural.



Ano de obra: 2004
Arquitetos: Behnisch Architects
Referência: Revista Architectural Records, volume 194

Nenhum comentário:

Postar um comentário