sábado, 12 de dezembro de 2009

Centro Olímpico de Tennis, Madrid, Espanha


Por Bianca Forti

   O novo Centro Olímpico de Tênis em Madrid projetado pelo arquiteto francês Dominique Perrault. O edifício principal terá três quadras cobertas separadas. Sua idéia principal era a funcionalidade de sua cobertura em função da sua utilização no interior, podendo ser fechadas para as partidas internas ou serem abertas para partidas ao ar livre. Este aspecto influe na sua aparência volumétrica exterior oferecendo uma imagem mais flexível. Assim, o arquiteto consegue uma ligação entre design e funcionalidade.
   No entanto, a estrutura do telhado teve de ser modificada durante o projeto, porque a Federação Internacional de Tênis (ATP), apenas considera quadras ao ar livre, quando elas são descobertas completamente. Infelizmente o efeito final não será tão espetacular como quando as três coberturas se levantavam em direções diferentes, mas em uma mesma direção conduzindo a uma mais monótono.
   A outra característica importante na sua fachada principal é que ela filtra a luz. Tem uma superfície exterior de uma malha esticada de aço inoxidável e por dentro uma superfície de vidro.
   O complexo tem um outro edifício ao lado, dedicado ao tênis indoor, incluindo 11 quadras cobertas e um clube desportivo com piscina e uma área administrativa.
   Além destes dois edifícios, o entorno se remodelará com 16 quadras ao ar livre, um grande parque de estacionamento e uma abundância em áreas verdes, incluindo um lago artificial que se manterá com a água da chuva coletada em todo o terreno.

Ficha técnica:


Arquiteto: Dominique Perrault
Localização: Madrid, Espanha
Projeto: 2007-2009
Tema: Centro Olímpico
Referência: AV Monografias, ed. 135-136

Nenhum comentário:

Postar um comentário