sábado, 12 de dezembro de 2009

Biblioteca da Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha


Por Bianca Forti


    O novo Centro de Recursos para a Aprendizagem e Investigação (CRAI) da Biblioteca da Universidade de Deusto foi projetado por Rafael Moneo. Ele tem mais de 22.000 metros quadrados e abriga cerca de um milhão de volumes. O edifício está localizado na nova área Abandoibarra, olhando para o Museu Guggenheim de Frank O. Gehry.
   O edifício tem suas vigas, mesas e utensílios voltados para o Museu Guggenheim. Segundo o próprio Moneo "é muito bom fazer as salas de leitura terem como fundo a cidade completa. É como se nós disfrutássemos do Guggenheim, como se deixássemos sua imanência e disfrutássemos dela".
   A biblioteca tem a forma de um cubo com arestas arredondadas e alguns cortes que permitem a passagem de luz e pontos de vista e acesso ao edifício. A fachada interna é composta de vidros serigrafados e paredes de concreto, e separadas por uma câmera de 60 centímetros o sistema de iluminação característico foi instalado. O bloco de vidro tem sulcos paralelos em sua superfície que evocam a razão esculpida das colunas dóricas.
   O CRAI é uma peça esculpida que não consegue mostrar exteriormente a relação com o Museu Guggenheim, mas o faz internamente com layout do mobiliário.

Ficha técnica:



Arquiteto: Rafael Moneo
Cliente: Universidade de Deusto
Localização: Bilbao, Espanha
Projeto: 2005-2008
Tema: Biblioteca
Referência: AV Monografias, ed. 135-136

Nenhum comentário:

Postar um comentário