sábado, 12 de dezembro de 2009

De Young Museum, Herzog & Meuron




or Caroline Thomaz

O museu se revela Gradualmente como a pele de um camaleão, sua estrutura de cobre o transforma constantemente. Foi utilizado também um revestimento azulejado que tem a função de auxiliar nesse efeito de mutabilidade do edifício por tem a propriedade de através das pequenas perfurações trazem efeitos de cor ao cobre lhe dando tons de marrom, preto e eventualmente verde. Para expor as forças da natureza como um elemento chave os arquitetos não apenas defenderam a beleza parque Golden Gate, onde está situado o museu, mas também responderam a questão histórica do Young Museum e as diversas controvérsias da estada de um museu nesse parque de 1000 acres.
Herzog & Meuron encontraram a solução pra esse projeto em 292.000 ft², que emoldurassem todo  o parque sem interferir com a paisagem local , pois  segundo os arquitetos um museu deve ter várias visões estimulantes. O museu foi pensado como um organismo com  partes conectadas (como os dedos da mão) o esquema único beneficia um telhado e a segunda pele de cobre. Foram pensados três grupos de galeria  com uma circulação que cruza todo o edifício  e que  converge e diverge em todos os momentos. Esse arranjo elimina hierarquia ao longo das galerias evitando a necessidade de adentrar uma determinada galeria para acessar a outra e assim sucessivamente. Esse tipo de arranjo permite um contraste de espaços pensados especificamente para cada coleção, criando a oportunidade de usar a paisagem dentro do edifício.
Ficha Técnica 
Arquiteto: Herzog & Meuron
Local: São Francisco
Fonte: Architectural Record nº11 2005, pg 104



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