quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Universidade de Arquitetura
Por Katrin Rappl.
O projeto visa preservar o ecossistema circundante, tais como arrozais inundados e mangues. Para isso evita obras maciças de aterro, utiliza formas de energia alternativas, captação de água da chuva para seu reuso e faz uso de ventilação natural, dispensando o uso de ar condicionado. O objetivo do projeto é se integrar ao máximo com o terreno e o clima do local.
A implantação do projeto propõe uma disposição em planta que estabelece de forma simultânea tanto conectividade como separação entre os departamentos de arquitetura, urbanismo, engenharia civil e artes aplicadas. Desse modo, cria-se uma diversidade de grandes e pequenos espaços, isto permite que a universidade se configure de maneira orgânica e se adapte mais facilmente as necessidades futuras.
O projeto trabalha também com o conceito de porosidade, suas fachadas são formadas por duas peles, a primeira protege o edifício da insolação direta, enquanto a segunda permite que haja ventilação cruzada.
Ficha Técnica
Arquiteto: Kazuhiro Kojima, Vo Trong Nghia, Daisuke Sanuki
Local: Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã
Ano: 2005 - 2013
Tema: Construção de Baixo Impacto
Fonte: ITO, T., Escuela de Arquitectura, Ciudad Ho Chi Minh. 2G: Revista Internacional de Arquitectura, N. 43, 2007, pp. 126-131.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário