quinta-feira, 3 de setembro de 2009

California Institute for Telecomunications and Information Technology (CALIT2)


Por Lucas Carvalho

     Localizado em San Diego, à sombra do Salk Institute projetado por Louis Kahn, o campus da UCSD foi projetado em 1999 como um local em uma rede de institutos voltados para o desenvolvimento e emprego de tecnologias avançadas para a resolução de questões sociais de grande escala. A intenção do cliente era a criação de um espaço reconfigurável, para tornar indistinguíveis os limites entre espaços onde as pessoas trabalham e experimentam, um edifício que pudesse ser transparente visualmente e transmissivo para todos os tipos de comunicação sem fio.
     O tamanho e complexidade do programa para o CALIT2 tornou necessária a fusão de duas parcelas dos lados norte e nordeste de uma quadra do setor de engenharia do campus. Ao mesmo tempo, os arquitetos pretendiam reter a passagem através do edifício, ligando a uma rua do campus e um canyon atrás da quadra. O programa conta com uma mistura de escritórios administrativos, laboratórios abertos e escritórios individuais de pesquisa, com o acréscimo de laboratórios "limpos" para pesquisas em nanotecnologia e uma ala com uma galeria e cinemas digitais para receber novas mídias e para visualização científica. 


Ficha técnica:
Arquitetos:NBBJ, San Francisco - Richard Clarke, Gabriel Blackman, Victor Vizagatis, Clarinda Bisceglia, Fred Powell.
Localização:San Diego, California, EUA.
Data de término da construção: Outubro 2005.
Tema: Centro de pesquisas.
Referência: GIOVANNINI, Joseph. CALIT2 - San Diego, California. Architectural Record, Nova Iorque, The MacGraw-Hill Companies: Dezembro 2007 (Vol.195, No. 12): p. 134-138.
Foto: John Durant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário