quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Janelia Farm Research Campus

 
Por Ariadne B. de Souza
Com formas curvilíneas, fazendo referência a Alvar Aalto, Rafael Vigñoly superou suas obras mais bem sucedidas, mesclando uma construção de 289m de comprimento e 85m de largura às curvas de nível do local.
Trata-se de uma estrutura de três pavimentos composta por terraços destinada ao centro de pesquisas do Instituto Médico Howard Hughes, uma fundação filantrópica a qual fornece fundos a cientistas e engenheiros para pesquisas biomédicas avançadas.
O programa pedia por um campus o qual incitasse a interação entre cientistas também em seus laboratórios e escritórios, além das áreas sociais, sem levar em conta qualquer nível hierárquico. O projeto que contempla, além do bloco destinado à pesquisa, também uma edificação longilínea destinada a acomodações para conferências e residências temporárias para os cientistas, mostra, acima de tudo, uma preocupação em interagir com a paisagem externa, expressa tanto na implantação, como na disposição dos ambientes de trabalho, voltados para a mesma.
Ficha Técnica 
Nome: Janelia Farm Research Campus for the Howard Hughes Medical Institute (Campus de Pesquisa Janelia Farm para o Instituto Médico Howard Hughes)
Arquiteto: Rafael Vigñoly
Local: Virginia, E.U.A.
Ano:2007
Tema: Centro de Pesquisa Biomédica
Fonte: Architecture Record, The McGraw-Hill Companies, Nova Iorque, Março 2007 (Vol.195, Nº 3), pg. 116-125. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário