Por Elena Furlan da França
Um museu municipal localizado na cidade de Towada, Japão, é um edificio fragmentado composto por blocos de diversos tamanhos e formas, conectados entre si por corredores de vidro basicamente. Este projeto contempla espaços diversificados para atividades distintas. Assim, encontra-se salas de exposição de arte contemporânea, salas de conferências e reuniões, Cafés, bibliotecas e até mesmo salas/oficinas que servem de apoio para a realização de atividades comunitárias locais.
A implantação do projeto tem o intuito de modificar tanto a paisagem imediata quanto as atividades cotidianas dos que atravessam essa importante rua de Towada. Demonstra a preocupação com a escala do pedestre e principalmente a transição entre caminho público ao privado, sendo o edifício fragmentado como é, ele consegue fazer uma relação direta com o pedestre e convidá-lo para adentrar e se movimentar de um bloco ao outro do conjunto.
Graças a essa variação de implantação e consequentemente orientação de cada bloco, há possibilidade de se obter diversas condições de iluminação e conforto térmico ou visual desejado em cada espaço, bem como a relação desse espaço com o público que se deseja impor, no caso desse centro de arte, a própria arquitetura com a obra de arte.
Os espaços configurados em semi-públicos podem servir de apoio para uma certa convenção, conferência, palestra entre outros. Um centro tecnológico, por exemplo, é fundamental espaços semelhantes uma vez que se trata de assuntos atuais, muitas vezes novidades que se faça necessário estender as atividades que estão sendo feitas entre paredes para o exterior.
Ficha técnica:
Arquiteto:Ryue Nishizawa
Local: Towada, Japão
Ano: 2005-2008
Tema: centro de arte
Fonte: Revista El Croquis. Topologia arquitectónica / Architectural topology. Número 139
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
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