Por Elena Furlan
Vencedor do concurso realizado em 2002 para o edifício central da fábrica da BMW em Leipzig. É o conector entre as áreas de produção, estamparia, pintura e linha de montagem. Esse prédio funciona como entrada principal e emblema da fábrica.
Do saguão de entrada podem-se ver as carrocerias que, transportadas de forma visível deslizam em uma esteira no interior do saguão principal, sobre os visitantes e funcionários, essa comunicação, chama a atenção dos convidados e torna a produção automobilística visível e atrativa.
Do saguão de entrada podem-se ver as carrocerias que, transportadas de forma visível deslizam em uma esteira no interior do saguão principal, sobre os visitantes e funcionários, essa comunicação, chama a atenção dos convidados e torna a produção automobilística visível e atrativa.
“O prédio é exemplar para o desenvolvimento da construção do nosso tempo. Ele se distingue pela completude da solução e pela inovação”, justificou o júri. É uma arquitetura inovadora que segue seu propósito e seu tema, da industria automobilística. Dessa forma, ela é ponderada de novas combinações de materiais, tecnologia, inovação e criatividade.
referência desse projeto está relacionada com a apresentação estética do projeto, nesse caso, esse prédio central é o cartão de visitas para a Fábrica da Mercedes Benz na Alemanha. Nota-se o cuidado com que Zaha Hadid teve com todas as fachadas do prédio central, a própria implantação em relação aos outros prédios e a via principal, e a entrada da fábrica, ou seja, o caminho do cliente, ou visitante até o interior.
Ficha técnica:
Arquiteta: Zaha Hadid
Localização: Leipzig, Alemanha
Área: 25.000 m2
Tema: Prédio Central da fábrica da Mercedes Benz
Referência: AV Monografias, n115
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