sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Arquitetura - Objeto ou Fenômeno?

Por Elena Furlan, Lara Santos, Mariana Boschini, Guilherme Motta, Nathaje costa.

A arquitetura é um meio de expressão artística que está intrinsicamente ligada ao seu uso pelo homem e a sua relação e inserção no entorno. Desse modo ela possui um carater dinâmico que é capaz de mudar e ser mudado pelos seus usuários e por seu meio, tendo sempre função mesmo ela não sendo a sua original. Os quase opostos ou quase paralelos "objeto" e "fenômeno" são recorrentes à arquitetura, porém o segundo revela mais completamente o significado da arquitetura em sua plenitude.
O homem é um elemento fundamental para diferir a arquitetura em objeto ou fenômeno. A arquitetura deve ser pensada para o homem, seja para ele habitar, interagir, reagir a ela. A contemplação neste caso é parte das sensações causadas neste homem, mas diferentemente do objeto não é a única sensação causada nele.
Ao mesmo tempo a arquitetura se relaciona com o tempo passado e futuro. Portanto uma obra considerada atualmente como fenômeno pode se tornar um objeto de contemplação no futuro. A informação é o que pode diferenciar o modo como o observador vê a obra arquitetônica. Sabendo a sua história, o movimento a que pertenceu, o pensamento teórico por trás do objeto, este é visto como um fenômeno, e entendido como tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário