por Carla Rossitto
O edifício é constituído de um conjunto de volumes irregulares articulados pelo seu cento. Cada um dos quatro setores possui uma função diferenciada, que permite o acontecimento de atividades distintas de acordo com a faixa etária dos estudantes, sem que uma interfira na outra. Além disso, a escola, que é pública, permite que os vizinhos acessem os espaços coletivos, tais como quadras, piscina, biblioteca e outras atividades do átrio central. Este, de pé-direito triplo, amplo e com iluminação artificial valorizada, configura o principal espaço de relação para os membros da comunidade escolar. Dentro de cada setor, a configuração tortuosa dos corredores de acesso às salas de aula, cria pequenas áreas estáticas para descanso do usuário junto às janelas. Ocorre assim uma hierarquia dos ambientes coletivos e sociáveis, monitorada pela circulação do edifício.
Ficha técnica:
Arquitetos: AET/Eero Endjärv, Illimar Truverk
Localização: Haabneeme, Estônia
Tema: Escola com alunos de pré-primário à colegial.
Referência: Arquitetura Viva, n. 115
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