Por Bianca M. Forti
Um dos objectivos desse Centro Comercial é representar um verdadeiro centro para o desenvolvimento de uma das áreas de maior crescimento, em Istambul.
Através de sua geometria e estratégias de circulação, o edifício busca se antecipar a integração com o contexto urbano que é denso, formulando um protótipo que é o oposto da "caixa fechada fora do contexto" que ocorre muito em projetos dessa dimensão em periferias.
Neste caso, o novo complexo Meydan, que é uma palavra de origem turca que significa "um lugar de encontro do público", surgiu como um verdadeiro centro para o futuro tecido urbano da cidade, que serão integrados por meio de estratégias de design, ao contrário das lojas de departamento típico. A área total do projeto, cujo orçamento foi da ordem dos 34 milhões de euros, são 55.000 metros quadrados. Emergiu como um novo centro urbano para a cidade em desenvolvimento, o complexo está organizado em torno de uma praça central e é moldada como uma paisagem vegetal e cerâmica.
Todo o telhado é coberto por uma capa vegetal assegurando um tratamento contínuo e uniforme criando uma ligação permanente com a topografia circundante em diferentes pontos. Como expressão do projeto foi pedido continuidade volumétrica máxima entre topografia artificial e natural, de modo a evitar que a contrução fosse um bloco repousando sobre uma plataforma de estacionamento de asfalto.
O conjunto da cobertura forma uma superfície quebrada e às vezes contínua, que apresenta os diferentes volumes construídos como uma extensão da topografia existente e une o novo centro de consumo com o tecido urbano que o envolve, permitindo assim o facil acesso de pedestres.
Ficha técnica:
Arquiteto: FOA/ Alejandro Zaera, Farshid Moussavi
Localização: Umraniye, Istambul, Turquia
Período: 2004-2007
Tema: Centro Comercial
Área: 55.000 m2
Referência: AV 2007, ed. 126, p. 64-67
Foto: Cristobal Palma
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